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Não importa como você olhe para o assunto, mudar de casa é uma mudança enorme e tumultuante que irá gastar muito tempo e trabalho duro para ocorrer sem problemas. Um planejamento cuidadoso pode tornar as coisas mais fáceis.
1 - Determine quanto tempo você tem antes de se mudar.
Mesmo se você tiver pouco tempo, alguns minutos gastos planejando e organizando o básico podem ajudá-lo a aproveitar melhor o tempo disponível.
Se tiver mais tempo, você pode planejar com cuidado e possivelmente economizar dinheiro e tempo.
2 - Considere a distância da mudança.
Se mudar para o outro lado da cidade pode ser algo que você mesmo pode fazer, usando um caminhão alugado para os itens maiores. Porém, se mudar para mais longe ou para outro país necessita de uma empresa de mudanças. Aliás, para quanto mais longe você for se mudar, melhor é contratar profissionais para cuidar de tudo, incluindo seus animais de estimação.
Se você for se mudar para outro país, lembre-se de que haverá problemas como alfândegas, permissões de biossegurança, métodos apropriados de envio e problemas de armazenamento no local de chegada.
3 - Avalie seu orçamento.
Você vai contratar alguém para levar seus pertences ou vai alugar um caminhão e fazer o serviço você mesmo? Você tem dinheiro guardado? Você ainda tem tempo para juntar o dinheiro que precisa, ou seu chefe vai cobrir parte do custo da mudança?
Se seu chefe estiver ajudando, tenha certeza de que tudo esteja combinado por escrito, incluindo as coisas concordadas verbalmente ou de outra forma. Se alguma coisa der errado, você precisa das provas escritas para ter a garantia de um reembolso.
Provas escritas também são vitais quando estiver lidando com transportadoras profissionais. Tenha certeza de que todos assinem os contratos, de ler inclusive as letras miúdas e de ter uma lista de inventário verificada e assinada por você e pela empresa.
4 - Consiga acesso a sua nova casa antes da data.
Se seu contrato de aluguel ou compra permitir, consiga acesso à nova residência antes de entregar a antiga. Mesmo apenas alguns dias evitarão o estresse de uma mudança durante a noite ou a confusão de ter que colocar e retirar todos os móveis de outro local temporário. Um pouco de tempo extra também ajuda em caso de atrasos no fechamento do contrato de aluguel ou compra.
Se você precisar colocar seus móveis em um local temporário ou se as datas não coincidirem, veja se há em sua área um serviço de entrega e mudanças por contêineres para que você não tenha que mexer nos móveis duas vezes. Quanto mais vezes você tiver que guardar ou tirar seus móveis de algum lugar, maior será o estresse e a frustração.
Se você precisar mudar de uma hora para a outra, se, por exemplo, o locatário não renovar seu contrato ou se você tiver sido transferido para outro país de última hora, você deve pelo menos ter um mínimo de tempo de aviso prévio para empacotar tudo e procurar outro lugar. Nesse caso, sua primeira prioridade deve ser procurar um novo lugar para ficar, mas é melhor não deixar o empacotamento e organização das suas coisas totalmente de lado, senão você pode ficar muito apertado.
Muito tempo pagando dois lugares pode sair caro. Não pague mais tempo do que o necessário para organizar as coisas da mudança entre as duas casas. Procure garagens de amigos ou de alguém da família antes de decidir pagar por outras opções para guardar seus móveis, caso seja possível.
5 - Decida as coisas das quais vai se desfazer.
É claro que essa é uma decisão pessoal, mas tudo que puder vender ou jogar fora você não terá se preocupar de levar na mudança, e essa é uma ótima oportunidade para ser brutal com coisas que você não precisa ou não usa. Tenha em mente que você terá que balancear o tempo gasto para organizar suas coisas com o custo monetário e o esforço para empacotar e levar as coisas.
Se você se muda com frequência, tente manter o mínimo de móveis e objetos básicos.
Se você está tentando gastar pouco com a mudança, você não terá escolha além de se livrar de algumas coisas. Esse ato pode ser um pouco estressante no início, mas o menor número de posses resultará em alívio e em uma ótima forma de começar uma nova forma de viver.
Comece assim que possível se você quiser se desfazer ou vender seus pertences ao invés de levá-los para a nova casa. Uma alternativa é levar aquele velho sofá-cama com você e vender ou doar todo o resto para alguém antes de se mudar.
6 - Procure sites de venda e doação de móveis, ou ainda vá atrás de lojas de usados, como os famosos topa-tudo.
Você também pode fazer uma venda de garagem.
Telefone para instituições de caridade para ver quais itens eles podem aceitar. Muitos podem enviar um caminhão para pegar os móveis na sua casa, se você não quiser ou puder levá-los.
Muitas cidades possuem centros de reciclagem, onde você pode deixar seus móveis e objetos para serem reciclados ou reaproveitados ao invés de apenas jogá-los no lixo.
7 - Determine como você quer se desfazer de coisas que não podem ser recicladas ou doadas.
Se você puder simplesmente deixar as coisas na caçamba ao lado do prédio, não há muito que planejar. Por outro lado, se você precisar eliminar documentos, ir até algum depósito, comprar mais sacos de lixo ou contratar uma empresa de transporte de lixo, planeje essas atividades assim que possível. Ter uma caçamba em um local acessível durante a sua mudança pode deixar seu trabalho muito mais fácil.
8 - Comece a consumir toda a comida.
Se você tiver tempo antes da mudança, é melhor comer toda a comida disponível da despensa e da geladeira. Se você não tiver tempo ou se houver itens que você não vai conseguir levar para outro lugar, pense em doar os alimentos não perecíveis a alguma instituição. Você também pode dar a comida que não vai conseguir comer para amigos e para os vizinhos.
Se você for se mudar para outro país, levar bebida ou comida com você raramente é uma opção. Doe tudo o que puder, de temperos a chocolate. Investigue as regras de transporte e aceitação de tais itens, como bebidas alcoólicas que você queria levar da sua adega especial. Dependendo do país, pode haver regras bastante estritas a respeito de importação de comida e bebida alcoólica.
9 - Arrume ajuda.
Mesmo se a sua mudança for ocorrer meses à frente, comece agora e procurar a ajuda que você precisa. Se estiver economizando dinheiro, ligue para sua família e para seus amigos. Caso contrário, procure alguém que você possa pagar para empacotar suas coisas e ajudar na mudança. Peça recomendações a amigos e leia recomendações online, caso tenha tempo.
Uma coisa na qual seus amigos podem ser de grande ajuda é na comida. Quando você começar a empacotar as coisas de cozinha, se alimentar pode ser um problema, então aceite todas as ofertas de refeições.
Amigos também podem ser ótimos babás para crianças e bichos de estimação, que podem te atrapalhar ou aumentar seu estresse quando você tiver que ficar se preocupando com eles.
No dia da mudança, tire toda a roupa de cama, inclusive a cobertura do colchão, e junte com as toalhas usadas. Peça a um vizinho para lavar, secar e dobrar tudo, então empacote tudo junto para uso imediato na nova casa.
10 - Planeje o que fazer com objetos especiais ou de difícil transporte.
Se você e seus amigos conseguirem transportar o sofá, ótimo. Porém, se você tiver um móvel especialmente grande, pesado ou frágil para transportar (como um piano), pode ser melhor arrumar ajuda especializada.
Quando for se mudar para algum lugar longe, pergunte à empresa de transporte sobre suas técnicas de empacotamento e armazenamento, assim como suas políticas para o caso de algo quebrar.
Se for pedir para uma empresa transportar itens de valor, consiga referências de pessoas que tenham usado seus serviços e tenham ficado satisfeitos.
11 - Faça uma lista de pessoas e organizações com as quais você precisa entrar em contato.
Quando alguém se muda, a pessoa deve informar as agências governamentais, instituições com as quais faz negócios, empresas concessionárias (água, luz etc.). Faça uma lista assim que você souber que vai se mudar e continue a atualizá-la à medida que as contas mensais forem chegando e você for se lembrando de quem deve avisar sobre a mudança.
Em alguns países, o correio oferece um formulário padrão com uma lista de nomes que você pode marcar, e eles vão avisar a maior parte das empresas e agências óbvias que você está se mudando. Pergunte nos correios para maiores informações.
Considere contratar um serviço de redirecionamento de cartas durante um tempo. Mesmo que isso consuma dinheiro, é melhor do que ter suas correspondências extraviadas até você conseguir mudar o endereço em todos os lugares que precisa.
12 - Organize quaisquer reparos ou limpeza.
Se o novo lugar precisar ser limpo ou consertado antes de você se mudar, planeje fazer isso durante o tempo que você estiver com a chave dos dois lugares, ou enquanto você estiver com seus pertences em outro lugar. Se precisar limpar ou consertar algo do local de onde você estiver saindo (como por uma exigência do locatário), planeje isso também. Lembre-se que a limpeza geralmente é mais fácil e mais efetiva em uma casa vazia.
Se você comprou uma casa nova, informe o corretor que você quer ter um tempo extra para avaliar a limpeza com uma empresa antes de se mudar, se for possível. Isso permite a você organizar bem a limpeza com antecedência e também encoraja o vendedor a ser mais prudente na limpeza das coisas dele, porque você estará ciente do que precisa ser limpo e pode ter preocupações específicas. É desmoralizante se mudar para uma nova casa com a sujeira e o lixo do morador anterior ainda presente no local.
13 - Reserve um caminhão.
Se você for alugar um caminhão ou for usar uma empresa de transportes e mudanças, reserve-os assim que você souber que vai precisar deles. Em algumas áreas e em algumas épocas do ano (como em cidades universitárias e no final do ano escolar), a demanda pode ser muito alta e você pode ter que esperar mais tempo para encontrar um espaço na agenda.
14 - Liste e garanta quaisquer materiais necessários.
Caixas, jornais, fitas e marcadores são básicos. Você vai precisar de carrinhos de transporte ou alguma coisa mais?
Algumas empresas vendem caixas para mudança de qualidade ao atacado. Esse pode ser um bom negócio, considerando que caixas feitas para carregar itens próprios de mudança não serão frágeis ou de formas estranhas como as que você consegue nos supermercados.
Etiquetas, como “frágil”, “esse lado para cima” e outras coisas para indicar o conteúdo e o cômodo podem ser feitas facilmente no seu computador. Apenas tenha certeza de ter colado direito nas caixas certas.
Verifique sites ou lojas especializadas em materiais para casa se o tempo permitir. Você pode encontrar caixas para mudança e materiais de empacotamento úteis.
15 - Comece pelo menos o planejamento básico de como serão os móveis e objetos em sua nova casa.
Se você puder, etiquete ou marque cada caixa com o cômodo onde cada coisa vai ficar ao invés do cômodo de onde cada coisa veio (com frequência eles serão os mesmos, já que itens que saem da cozinha provavelmente voltarão para a cozinha).
16 - Planeje e empacote um kit de sobrevivência.
Nele, irão os itens essenciais que você precisa manter separado para ter acesso imediato quando chegar à nova casa. Os itens devem ir em uma caixa separada e etiquetada ou em uma mala. Você mesmo saberá quais itens separar, mas lembre-se de incluir remédios, óculos, carteiras e documentos, além de algumas mudas de roupa. Se você estiver levando animas de estimação com você, inclua os itens básicos deles também.
Uma boa ideia é empacotar uma caixa com uma chaleira, uma panela pequena, alguns saquinhos de chá, café e biscoitos, alguns talheres, alguns pratos, uma sanduicheira, algumas toalhas de mão e sabonete líquido etc. para fazer as coisas básicas quando você chegar. Isso vai evitar que você fique procurando nas outras caixas as coisas básicas e vai permitir que você faça o processo de desempacotar meticulosamente.
17 - Planeje empacotar os itens que você usa com menos frequência primeiro.
Especialmente se você tiver muito tempo para empacotar, comece cedo e empacote coisas como livros e roupas de outra estação com antecedência. Lembre-se que você vai ter que desempacotar na ordem reversa.
O que vale mais a pena, contratar uma empresa de mudanças ou ligar para o caminhão de frete estacionado ali na outra quadra? O que muda é a quantidade de trabalho e a segurança dos pertences além, é claro, do valor pago. Quem contrata profissionais informais precisa embalar móveis e objetos, enquanto empresas estabelecidas realizam essa parte do trabalho. Elas também fazem seguro da mudança, o que não ocorre com os liberais. A diferença de preço entre o frete e a contratação fica na casa dos 35%.
Um dos maiores trabalhos ao trocar de casa é empacotar todas as louças, roupas, desmontar mobiliário, e carregar tudo para o novo lar. A trabalheira, entretanto, pode ser deixada a cargo da transportadora, quando se opta por contratar uma.
Outro detalhe importante é ter funcionários uniformizados, para que quem está se mudando possa reconhecer as pessoas que entram e saem da casa com objetos, e para que os próprios carregadores tenham certeza de quem são seus pares. Quando a opção for pelo caminhão de frete, é aconselhável ter um membro da família observando a movimentação, para evitar transtornos com eventuais oportunistas. Para garantir que a mudança será na data desejada, o ideal é agendar com pelo menos 48 horas de antecedência.
Caixas e pacotes
A própria transportadora é quem faz o empacotamento dos pertences, por exigência das seguradoras, no intuito de garantir que o conteúdo segurado seja, de fato, o que está sendo transportado. A empresa tem material adequado - plástico bolha, papel ondulado, craft (para louças), entre outros. A escolha do frete deixa essa parte do processo por conta dos moradores a desmontagem e a remontagem dos móveis podem ser feitas pelos carregadores, combinando o valor a parte.
Os profissionais responsáveis pelo empacotamento organizam a mudança de forma a ocupar o mínimo de espaço possível. É a partir do espaço estimado que são definidos o tamanho do caminhão e o valor do transporte. O preço da cubagem (metro cúbico) leva em conta a quantidade de objetos, a distância da casa velha à casa nova e o grau de dificuldade - por exemplo, se é um apartamento no quarto andar sem elevador, ou uma sala comercial no centro da cidade onde não há estacionamento, ou caixas com muitos livros pesados, etc. Esses fatores também orientam o orçamento dos caminhões de frete.
Desempacotar os pertences também faz parte do serviço da transportadora. Mas atenção: jóias, documentos, armas de fogo e obras de arte, por exemplo, não devem ser deixados a encargo de nenhuma empresa, pois não são protegidos pela apólice em caso de extravio. Remédios também devem ser mantidos sob posse do contratante.
Quanto mais cuidados exigir e quanto maior o custo do que está sendo transportado, mais cara será a mudança
Mais dicas
- Quando fechar o negócio, faça contrato. Lembre-se que ele deve especificar o valor do seguro, e o contratante deve solicitar a apólice antes do transporte dos pertences.
- Informe-se quanto às regras de mudança do imóvel atual e do novo. Alguns locais têm horários delimitados para realização do serviço, e isso afeta no preço.
- Avise o síndico e/ou o zelador sobre sua mudança, e cheque se não há outra pessoa realizando transporte no mesmo dia e horário, para evitar congestionamentos em elevador e outros transtornos do gênero.
- No dia da mudança, reserve vaga para o caminhão na frente do imóvel - ou o mais perto possível; quanto mais longe, mais demorado e mais carregadores serão necessários, encarecendo o transporte.
- Esvazie o botijão de gás, pois é proibido transportá-lo cheio, por causa do risco de explosão; se o gás for central, no caso de condomínios, faça o desligamento com 24 horas de antecedência.
- Descongele o freezer também 24 horas antes do transporte. Seque-o bem antes de carregar no caminhão, para evitar odores.
Mudanças comerciais
- Reúna o departamento e informe como será o processo.
- Peça a cada funcionário que organize seus pertences, para facilitar a etiquetagem.
- Desligue todos os equipamentos eletrônicos e máquinas antes da chegada dos carregadores.
- Faça uma cópia do layout do novo escritório, para que a transportadora descarregue os móveis nos ambientes corretos.
O marido foi transferido para uma empresa em outra região? Passou no vestibular e vai morar na cidade grande? Conseguiu retirar as chaves do apartamento novo que ficou pronto? Então chegou a hora de embalar e organizar a mudança para a nova moradia. E os que desejam gastar pouco dinheiro nessa tarefa podem seguir algumas dicas de especialistas no assunto, que vão ajudar qualquer um a ter menos dor de cabeça em horas como essa.
Quem tiver tempo pode guardar os objetos aos poucos, com a ajuda de toda família. Não existe uma ordem sobre qual cômodo esvaziar primeiro, contudo, é prudente o morador encaixotar, inicialmente, os utensílios menos requisitados, como livros, brinquedos, louças, panelas, dentre outros.
Guarde primeiro os utensílios menos requisitados, como livros, brinquedos, porta-retratos, dentre outros.
As caixas de papelão são suportes de carga úteis e baratos, de custo zero ou simbólico. Basta solicitá-las em lojas do comércio ou em supermercados, que costumam descartar esse tipo de material ou enviar para a reciclagem. Malas de viagem e os sacos plásticos grossos de lixo (de 100 ou 200 litros) são ótimos guarda-volumes. Para embalar vidros e isolar produtos frágeis, ela recomenda o uso de jornais, cobertores e toalhas, que também podem ser encontrados dentro de casa.
Além de economizar na fase de encaixotamento, o morador deve procurar uma empresa de transporte de renome no mercado, que ofereça proteção para todos os demais bens de sua residência, como os eletrodomésticos e móveis. Além de tudo, essa companhia deve oferecer um seguro sobre todos os itens e um serviço de qualidade para a movimentação das cargas.
Tais procedimentos amenizam o risco de ter prejuízos com peças quebradas e transporte indevido ou não autorizado.
Se você precisar se ausentar no dia da mudança, procure deixar algum parente ou amigo para acompanhar a realização da mesma.
• Quando a mudança for em edifício, comunicar, com antecedência, o síndico ou responsável, a fim de garantir a utilização privativa do elevador, bem como a reserva de vaga com 12 mts em frente ao prédio, para estacionamento do caminhão.
• Certificar-se se o dia escolhido para a mudança está de acordo com as normas do condomínio, pois muitos deles não autorizam esse serviço aos sábados, domingos e feriados.
Eletro eletronicos
• Geladeira e freezer devem ser desligados e mantidos com as portas abertas, para secar, com antecedência, mínima, de um dia, devendo ser religados, após duas horas em que estiverem no destino, evitando eventuais danos.
• Recomenda-se que os aparelhos eletro/eletrônicos, tais como computadores, impressores, aparelhos de som, imagem, etc., estejam desconectados, evitando-se danos elétricos, cuidado com as impressoras de computadores tipo jato de tinta, retire os cartuchos antes de transportá-las.
Roupas e outros
• Comece a separar as roupas e outros objetos que você vai usar. exemplo: calças, camisas, roupas íntimas, escovas de dente, remédios, sapatos, sabonetes, enfim faça uma pequena lista e arrume tudo numa mala.
• No caso de perfumes e bebidas, vede totalmente os frascos, utilizando esmalte natural, parafina ou fita adesiva.
• No caso de perfumes e bebidas, vede totalmente os frascos, utilizando esmalte natural, parafina ou fita adesiva. no caso de medicamentos, aconselhamos que você os transporte para ficar na mão numa situação de necessidade.
• Se existir algum objeto que não será transportado, colocar, previamente, um aviso “não transportar";
• Somente os móveis desmontados, por nossa empresa, serão montados. móveis que necessitam de recortes, ajustes, emendas, pregos, procure um especialista da área.
• Embalagens feitas pelo cliente, deverão ser sinalizados, pois serão de sua responsabilidade. Não retirar, cortinas, percianas, espotes, ventiladores de této, torneiras, chuveiros, lustres e outros não pertencentes a mobilia.
Atenção
• Nenhum produto inflamável poderá ser transportado. caso tenha algum equipamento movido à gasolina, óleo, ou similares, botijão de gás, e outros, os mesmo deverão ser previamente esvaziados;
• É expressamente proibido o transporte de qualquer valor: dinheiro, jóias, títulos, etc., bem como qualquer arma;
Refeição
• No dia da mudança, prepare um lanche ou uma refeição fria. neste dia é impossível trabalhar na cozinha. separe pratos e talheres para a primeira refeição na nova casa.
• É aconselhável manter, no dia, para consumo, garrafas de água potável e copos descartáveis;
Animais
• Os animais de estimação deverão ir com você. Leve gatos e cães em gaiolas especiais para transporte. Os passarinhos devem ficar em suas gaiolas, apenas tenha o cuidado para que ela fique sempre em pé. Os peixinhos devem ser transportados em sacos plásticos que tenham dez vezes mais ar do que água. já os peixes tropicais devem ser colocados também em sacos plásticos, mas dentro de caixas de papelão e preencher os espaços com tiras de poliestireno expandido para manter a temperatura.
• Verifique se seus animais estão vacinados e arranje um local onde deixá-los no dia da mudança. assim eles receberão todos os cuidados necessários.
Destino
• Certifique-se, em sua nova moradia, qual a forma gás a ser utilizada em seu fogão, gás butano ( gás de botijão), ou gás betano (gás encanado), e se é a mesma a que está acostumada, providenciando, antecipadamente, se for o caso, a troca dos bicos, evitando transtornos;
• Certifique-se, também, em sua nova residência, se a energia elétrica e água encanada já estão ligadas, e se a voltagem é a mesma (110v ou 220v), evitando-se danos nos aparelhos elétricos;
• Atenção na hora de contratar: menor preço não significa melhor escolha; maior preço não garante melhor prestação de serviço.
• Não esqueça de avisar sobre seu novo endereço a: cia elétrica, de gás, água, telefone, tv a cabo, bancos, seguradoras, assinaturas de revistas e jornais.
• Antes de o caminhão sair, faça uma inspeção para ver se nada foi esquecido.
Tenha uma ótima mudança
A Nova Aliança Mudança coloca a disposição um canal direto para esclarecer quaisquer dúvidas que se faça necessário.
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